É muito comum dizerem que a tireoide causa ganho de peso, porém ela sozinha não é responsável por este fato.
A tireoide produz os hormônios T3 e T4 que são reguladores do nosso metabolismo.
Quanto mais T3 ou T4 ou ambos, mais rápido o metabolismo fica (hipertireoidismo) e de maneira oposta, quanto menos T4 e/ou T3, mais lento o metabolismo tenderá a ser (hipotireoidismo), e isto realmente predispõe o paciente ao ganho de peso, mas não podemos esquecer de alimentação incorreta, desregulação de hormônios como o cortisol e atividade física.
Se a pessoa tem hipotireoidismo, porém faz uma reposição hormonal correta, será como se não tivesse a doença.

Contudo, vale ressaltar, que antes de qualquer atitude, é importante exames avaliativos para ter resultados precisos e fazer o tratamento correto. Lembrando que pacientes com hipotireoidismo têm aumento de incidência de nódulos de tireoide, a maioria benignos, porém há risco aumentado de malignidade.

Para maiores informações e consultas, ligue: (34) 99837-5387 ou mande um e-mail: drhugoaraujo.ccp@gmail.com

#medico #cirurgiadecabeçaepescoço #ccp #ccparaguari #ccpuberlandia #drhugoaraujo #drhugoacaraujo #prevencao #sintomas #tratamento #cancer #prevencao #nodulos #ganglios #glandula #tireoide #nodulo #caroco #pescoco #inchaco #cancerdetireoide #hipercalcemia #calcio #excessocalcio #paratireoideano #metabolismo #metabolismohumano #hormonio #cancertireoide #tireoidectomia #carcinomaespinocelular #cancerdepele #tireoide